Tendência das Inovações no Âmbito da Educação

$$$$ Por Elenito Elias $$$$

A grave fragilidade de nossa educação sem qualidade e dos investimentos econômicos existentes com os grandes grupos econômicos no Brasil, e com o mundo globalizado e as inovações tecnológicas decorrentes da Inteligência Artificial, Internet das Coisas, GPT-3, numa velocidade de 5G/6G, revelam o grande problema que afetam alguns países, e a não aplicação de seus recursos numa EDUCAÇÃO DE QUALIDADE hão de sentir a ausência de INVESTIMENTO no devido tempo, e que agora devem rever suas estratégias.

Muitos profissionais e educandos ficarão órfãos no sistema de um mundo tecnológico e globalizado, e buscarão se adaptar a esse Novo Mundo, e não será fácil, assim como muitos grupos econômicos com suas atividades desprovidas dessas inovações, poderão sentir um maior CUSTO / DESPESA, reduzindo sua lucratividade, e não terão outra opção a não ser a aplicação de grande volume de investimento para sua inovação.Devemos compreender que a ausência de estudos de TENDÊNCIAS devidamente acompanhada das inovações tecnológicas, afetam o Capital, o Retorno Operacional dos Investimentos, e o mundo dos empreendedores. 

Estamos cientes que o Brasil precisa de uma nova revolução educacional que possa integrar o educando ao Mundo Globalizado, e tentar inserir o educando na busca de reduzir sua ignorância junto à inteligência artificial. Investir em educação só no básico, como uniformes, livros e alimentação, já não gera um profissional que o seleto mercado laboral exige, pois a diferença começa a crescer e a ausência de professores capacitados e atualizados, com as modernas técnicas de ensino, inexistência de laboratórios de informática, e todos os seguimentos que labutam em educação, precisam de valorização urgente, ou perderemos competências para os demais países.

O CONHECIMENTO gerado por uma educação de qualidade, desde aprender idiomas, ter expertise em informática e entender um pouco da inteligência artificial EXIGEM um profissional antenado com a realidade do Novo Mundo. Esperamos que a REFORMA EDUCACIONAL, com disciplinas voltadas para a vida contemporânea, bibliotecas e laboratórios modernos, cooperação de projetos empresa/escola, necessidade de ensinar idiomas, todas as disciplinas ministradas com a inserção da inteligência artificial, são algumas das prioridades da grade de qualquer curso. Entendemos que a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE é o melhor INVESTIMENTO, pois o ÁGIO é uma certeza absoluta e o RISCO é zero.

A nova reforma educacional deve focar o CONHECIMENTO, e não notas ou certificados, pois  o profissional deve provar que aprendeu através de estágios e projetos elaborados além de conhecer as competências de sua profissão, entender da inteligência artificial, inclusive com programação, falar no mínimo dois idiomas fora o Português, e se possível ter experiência fora do país.

Conhecendo as atividades econômicas existentes que estão sendo desenvolvidas no país, por grupos, ou empresas, fazendo uma comparação dessas atividades com as de outros países, inclusive com alteração de produtos em todas suas variáveis e se atualizando com novas tendências de mercado e de produtos nos polos mais desenvolvidos, além de entender que um país continental, com riquezas naturais, terras férteis e um contingente populacional de 210 milhões de pessoas, dividido em cinco regiões, onde há regiões com maior biodiversidade, com riquezas naturais, locais mais próximo da Europa e África, com riquezas turísticas, com grande número de estados, NÃO PODE MAIS MANTER O PIRES DE PEDINTE, mas sim mostrar ao mundo as nossas potencialidades.

Entendemos que em qualquer investimento o CONHECIMENTO deve anteceder a tomada de ações e atitudes emocionais, não se deixando levar por pirotecnias de marketing muito comum nesse meio. O Stakeholder tem a obrigação de conscientizar o investidor dos RISCOS das variáveis existentes nesse processo, demonstrar profissionalismo deve ser uma constante em seu labor, evitando dissabores infortuitos.

Ser um investidor com Capital é hoje um status quo bastante diferenciado e a busca de lograr êxito em suas ações devem sempre estar acompanhada de um CONHECIMENTO atrelado a uma educação de qualidade, pois no mundo globalizado inexiste graciosidade. Entendemos ainda que DEUS é brasileiro e nos abençoa ao longo de nossas vidas, acredito ainda que deseja o melhor para todos nós, mas precisamos de uma base inteligível para embasar nossas ações e atitudes.

 

 

ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, analista, assessor, Vice Presidente da APROCON/CE, pesquisador, escritor, palestrante e Professor Universitário.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Estratégias de investimentos

Participe do nosso encontro Estratégia de Investimentos.

Informações:
contato@fatosevalores.com.br