Inflação

Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços onde o Brasil tem vários, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice referência, ele é utilizado no sistema de metas para a inflação.

As causas da inflação podem ser agrupadas em pressões de demanda e pressões de custos que gera incertezas importantes na economia, desestimulando o investimento e, assim, prejudicando o crescimento econômico. Os preços ficam distorcidos, gerando várias ineficiências na economia. Com isso, afeta particularmente as camadas menos favorecidas da população, pois essas têm menos acesso a instrumentos financeiros para se defender. Outro impacto também é na alta do custo da dívida pública, pois as taxas de juros da dívida pública têm de compensar não só o efeito da inflação mas também têm de incluir um prêmio de risco para compensar as incertezas associadas com a inflação mais alta. 

O IPCA acumulado de 12 meses está em 10,25% (base Setembro/2021). Esta inflação de dois dígitos está em patamar muito elevado, inclusive para o nosso histórico. Fatores culturais, institucionais e má distribuição de renda influenciam este fator, principalmente a renda, pois as classes menos favorecidas são direcionadas ao consumo essencial com baixa ou pouca margem de manobra onde há um choque que não tem viabilidade de substituir tais itens para algum mais barato. Com isso, o consumo cai e o Banco Central tem que agir com a elevação dos juros, mas pouco sensibiliza a camada dos mais pobres. Como se não bastasse esses efeitos, temos a frente alta das commodities, crise hídrica e instabilidade política, o que agrava o índice. A solução? – Reformas estruturais eficientes, melhor distribuição de renda e gestores realmente preocupados com os rumos do desenvolvimento do país, que se não resolvesse, pelo menos seria um enorme avanço. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Estratégias de investimentos

Participe do nosso encontro Estratégia de Investimentos.

Informações:
contato@fatosevalores.com.br