Capital de giro

A salvação de muitos empresários também pode ser o pesadelo, imagine precisar fechar a empresa por não ter recurso suficiente para pagar as despesas básicas; água, energia elétrica, aluguel, salário dos funcionários? Infelizmente, este é o cenário que muitos empresários estão vivenciando no presente momento. A salvação desse recurso é o capital de giro, essencial para qualquer empresa. O capital de giro é o dinheiro necessário para sustentar a continuidade do funcionamento das empresas. Cada empresa tem o seu valor estabelecido para traçar uma melhor estratégia de negócio, entretanto muitas delas não possuem um controle assertivo para maximizar o capital disponível.

É bem verdade que passamos por um momento atípico e excepcional, no entanto, se as empresas estiverem preparadas e executarem algumas ações fundamentais de maximização de capital, o período de seu giro estará adequado para passar por um momento tão delicado e preocupante que valerá não só para situações excepcionais mas também para a gestão do dia a dia. 

Identificar e cortar os gastos; ação básica que muitos empresários já o fazem, porém outros deixam para depois, um levantamento de custos e despesas devem ser feitos em qualquer época sem afetar a capacidade produtiva, vale frisar. 

Negociar com clientes e fornecedores; o melhor cenário é conciliar o recebimento das vendas com o pagamento aos fornecedores, importante é sempre buscar a melhor forma de pagamento, se o teu giro é confortável, pode até negociar um pagamento à vista com desconto. 

Operação de crédito de antecipação de vendas; o chamado desconto de recebíveis, seja de duplicatas ou cartões de crédito, para obter mais um reforço em seu capital de giro, receber no presente algo que você teria somente no futuro agrega valor desde que as taxas cobradas estejam adequadas a sua realidade e se o valor vai valer a pena para o negócio. 

E por final, se a empresa vislumbrar uma perspectiva de insuficiência de capital de giro na execução de sua atividade operacional, o empréstimo, é uma alternativa viável para compor o fluxo de caixa, mas não custa lembrar que esta modalidade de crédito não pode ser um hábito constante.

Note que o capital de giro é aquele recurso que pode ser transformado em recursos financeiros para o bom funcionamento da empresa e garante sua saúde financeira. Passamos por muitos desafios bem como algo inédito no mundo, entretanto, assim como todas as crises, ao passar, que possamos sair mais fortes e motivados a contribuir e a produzir para um país também mais forte. Que Deus abençoe a todos!

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Estratégias de investimentos

Participe do nosso encontro Estratégia de Investimentos.

Informações:
contato@fatosevalores.com.br