Crédito Consciente

Antes de contrair uma dívida através de operação de crédito é importante pensar em dois tópicos; Planejamento da necessidade financeira e o destino do recurso e projeção da capacidade de pagamento mensal dos juros. Falta de dinheiro, inexperiência e má administração, seja no âmbito da pessoa física ou na pessoa jurídica, fazem com que muitos brasileiros contraíam empréstimos se estendendo ao longo dos anos. 

O Banco Central publicou em data recente dados e indicadores econômicos sobre crédito. O último trimestre de 2021 apresentou expansão do crédito tanto para Pessoas Jurídicas (PJ), de 4,2%, quanto de Pessoas Físicas (PF), de 6,1%. No boletim é mostrado que o saldo de crédito, em termos nominais, foi impactado pelo aumento do nível de preços. O saldo de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) cresceu 5,3% no último trimestre de 2021, mantendo o ritmo de expansão do trimestre anterior. No segmento PF, as operações de cartão de crédito à vista, crédito consignado, financiamentos rurais e imobiliários registraram os melhores desempenhos. No segmento corporativo, foi o aumento nas linhas de curto prazo. 

Apesar do Boletim Informativo, existem algumas falhas cometidas por empresários e de caráter pessoal ao solicitar uma operação de empréstimo. O mais comum é buscar um crédito para cobrir outras dívidas ou um rombo nas contas. Quando isso acontece, os trabalhadores não conseguem investir e os empresários não conseguem direcionar a quantia no negócio e originar receita adicional. 

Outro fator seria a dificuldade de separar o dinheiro que pertence à pessoa jurídica e a pessoa física, isto gera um impacto negativo no negócio. Este é um problema comum entre pequenos empreendedores  que utilizam parte de uma operação de crédito da empresa em compras pessoais. Se porventura o capital não for investido no negócio, certamente afetará seu funcionamento e comprometerá a capacidade de pagamento da dívida. 

Definir previamente o destino do dinheiro e ter uma noção de taxas que cada produto de crédito oferece é fundamental para a sobrevivência do negócio. Eis um assunto que pouco se aprende na faculdade bem como na escola. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Estratégias de investimentos

Participe do nosso encontro Estratégia de Investimentos.

Informações:
contato@fatosevalores.com.br